Bloco de Notas da Semana "Como vai ser o amanhã?" — Gama Revista
Como vai ser o amanhã?

5

Bloco de notas

Bloco de notas

O que será do futuro em imagens, fotos, músicas e até em episódios de Os Simpsons

16 de Agosto de 2020
  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © Reprodução/ Vania Mignone

    A pintura da artista VÂNIA MIGNONE, de 2020, traz uma pessoa meio perdidona com o futuro. Será porque estamos todos assim? A obra é parte do projeto 300 DESENHOS, que reuniu um grupo voluntário de profissionais das artes visuais para levantar recursos de apoio às organizações Apib, CUFA e Habitat Brasil, que realizam ações para reduzir o impacto socioeconômico da pandemia.

  • O FUTURO DO TRABALHO é tão incerto que é preciso estar preparado até para ofícios que ainda não existem. Entre tecnologias avançadas, inteligência artificial, home office e a redefinição do que significa ser um funcionário, o especial da revista QUARTZ traz reflexões sobre o tema.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © Piseagrama

    Com a pandemia, muito se discute sobre a importância e o futuro dos espaços públicos. A revista PISEGRAMA, dedicada ao assunto, reflete sobre projetos que já existem e aqueles que devem sair do papel. Em sua edição mais recente dedicou-se ao futuro, com textos e ilustrações sobre novas formas de habitar os espaços.

  • Saber lidar com imprevistos, incertezas e eventualidades é uma estratégia de sobrevivência. Ao contrário do que se pensa, improvisar não significa falta de preparo – é puro jogo de cintura. Em episódio do podcast MAMILOS, um bate papo sobre a arte de olhar para o mundo e jogar com aquilo que se apresenta.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © Reprodução/fridaysforfuturebrasil

    O medo de um futuro trágico CAUSA ANSIEDADE nos mais jovens, o que tem feito surgir movimentos em defesa da natureza. Ainda bem. Em campanha organizada pelo FRIDAYS FOR FUTURE, um grupo de jovens se uniu para levar itens básicos à região amazônica. Chamada de SOS AMAZÔNIA, a campanha recebe apoio da ativista sueca Greta Thunberg e reune brasileiros e estrangeiros.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © Reprodução/museudosmeninos

    O projeto carioca MUSEU DOS MENINOS convida rapazes do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que são professores, dançarinos, poetas e estudantes para falarem de suas trajetórias, pensamentos e sonhos para o futuro. A iniciativa pretende celebrar as narrativas de uma juventude constantemente em risco de ser interrompida.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    O pop andava em uma fase MELANCÓLICA. Afinal, não está fácil para ninguém. A californiana Billie Eilish, no entanto, quis trazer esperança para o futuro em sua nova música. MY FUTURE revela o lado positivo de Eilish: feliz com seus planos, superações, autoconhecimento e o futuro. Depois de um Grammy tudo parece melhorar.


  • Em abertura do 15º Seminário Internacional da Escola da Cidade, o líder indígena AILTON KRENAK e o arquiteto e professor Wellington Cançado conversam sobre a crise ambiental que sufoca o futuro e o direito fundamental de respirar e habitar a Terra.

  • Depois de sua primeira aparição conjunta em público, o candidato a presidência dos Estados Unidos JOE BIDEN e sua vice, KAMALA HARRIS, parecem trilhar um caminho em direção a mudança – e seus efeitos, ainda incertos, ficarão para o futuro. Mas a nominação de Harris fez história antes mesmo de chegar às vias de fato: ela é a PRIMEIRA MULHER NEGRA E DE ORIGEM INDIANA a concorrer ao cargo nacional por um grande partido político. Enquanto as minorias que representa COMEMORARAM, nem precisa dizer o quanto a situação irritou o atual presidente, né?

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © The Simpsons

    Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie sabem mais do mundo do que se imagina. OS SIMPSONS fizeram PREVISÕES CERTEIRAS E ALTAMENTE DETALHADAS de acontecimentos tão históricos quanto o show de Lady Gaga no intervalo do Super Bowl cinco anos antes de realmente acontecer, a eleição de Trump, a compra da 20th Century Fox pela Disney, a crise do vírus Ebola e a criação dos smartwatches, 20 anos antes da Apple lançar o primeiro modelo.