Bloco de notas da Semana "E os amigos?" — Gama Revista
E os amigos?

5

Semana

Bloco de notas

Grandes amizades rendem boas histórias. Nesta seleção da equipe Gama, referências, produções e também empresas criadas entre amigos

02 de Agosto de 2020
  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © Museum of History & Industry, Seattle

    Ter amigos no trabalho pode trazer bons resultados. Ou não. Bill Gates admitiu que “a Microsoft nunca teria acontecido sem Paul Allen”, seu AMIGO DE INFÂNCIA. Ao mesmo tempo, desentendimentos e críticas sérias foram descritas por Allen em seu livro de memórias “O HOMEM POR TRÁS DO MITO“. Ainda assim, a amizade parece ter se mantido e marcado para sempre a vida e a carreira da dupla.

  • “Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo”

    Trecho do livro “Grande Sertão: Veredas” (1956), de Guimarães Rosa (1908-1967).

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © Divulgação

    A maior amizade nacional tem DISCO, DOCUMENTÁRIO e reúne os nomes mais amados da música brasileira. Maria Bethânia, Gal Costa, Gilberto Gil e Caetano Veloso eram quatro amigos integrantes do DOCES BÁRBAROS, grupo formado em 1976 para comemorar os dez anos de sucesso de suas carreiras individuais.

  • Só uma SORVETERIA CRIADA POR AMIGOS no final dos anos 1970 escolheria homenagear uma lenda do rock com um sabor de sorvete. Pois a dupla Ben Cohen e Jerry Greenfield, criadores do BEN & JERRY’S, não só lançaram a receita “Cherry Garcia” em referência a Jerry Garcia, guitarrista do Grateful Dead, como se envolveram com diferentes CAUSAS e práticas ambientalmente sustentáveis na sua produção.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © Arquivo Lygia Fagundes Telles/Acervo IMS

    Resgatar correspondências trocadas entre personalidades e grandes amigos da história brasileira. A página CORREIO DO IMS traz esses escritos ao público e revela boas amizades. É o caso de Erico Verissimo e Lygia Fagundes Teles que, entre muitas cartas trocadas, conversavam sobre a vida, a censura durante o período da ditadura militar, a SAUDADE QUE BATIA FORTE.

  • No roteiro de The Office, elas pouco interagem. Mas longe das telas, são MELHORES AMIGAS. JENNA FISCHER, que interpreta Pam na série, e ANGELA KINSEY, responsável pelo papel de Angela, já se reuniram para recriar cenas de The Office e hoje em dia têm um PODCAST próprio, no qual comentam e destrincham episódios da série. Além de revelar curiosidades exclusivas dos bastidores.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © A Cidade Onde Envelheço (2016)

    Uma amizade pode florescer mesmo em terras pouco férteis. No filme “A CIDADE ONDE ENVELHEÇO” (2016), da mineira Marília Rocha, a personagem Teresa deixa Lisboa para morar em Belo Horizonte, na casa da amiga Francisca. AInda que pouco receptiva e receosa pela perda da solidão e independência, Francisca hospeda Teresa. Desse convívio nasce uma forte ligação.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © Dogs, Elliot Erwitt

    Tem amizade mais fiel do que a HUMANO-CANINA? A relação foi muito bem representada na série do fotógrafo francês ELLIOT ERWITT, conhecido por suas imagens cotidianas cheias de ironia e absurdos.


  • Abandonados por suas esposas, Felix Unger e Oscar Madison passam a morar juntos e formam o excepcional “THE ODD COUPLE”, que dá nome a série de 1970. Ao dividirem o mesmo teto, os dois amigos se descobrem opostos, o que inevitavelmente ocasiona conflitos – mas também dá início a uma boa amizade.

  • Antes de se tornar amigo de Gilberto Gil, Caetano Veloso já era um grande admirador. Na live de Paula Lavigne, produtora e sua companheira, CAETANO REVELA O APREÇO POR GIL e diz não chegar aos pés do talento do amigo e de sua trajetória musical. “Ele é de uma família de músicos. Nós somos músicos de família”, brinca.