Bloco de Notas da Semana "O que você está lendo?" — Gama Revista
O que você tá lendo?

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Livros sobre livrarias do mundo, ensaios sobre livros, editoras especiais e outras referências sobre o universo da leitura

06 de Setembro de 2020
  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Já se perguntou QUE LIVROS SIMONE DE BEAUVOIR, HEMINGWAY E LACAN LIAM? Pois os pesquisadores da Universidade de Princeton foram atrás das respostas. Ao vasculharem os arquivos da livraria parisiense SHAKESPEARE AND COMPANY, que abriu em 1919, eles encontraram os gostos literários de alguns dos grandes escritores que costumavam frequentar a loja. Na foto, a proprietária Sylvia Beach com um livrinho na mão e à espera de seus clientes ilustres.

  • Em 2019, Mateus Santana quis democratizar o acesso à leitura nas favelas. Criou, então, o projeto BIENAL DA QUEBRADA, que tem a missão de dar protagonismo a outras narrativas e levar literatura até as comunidades. Após a morte do ator Chadwick Boseman, protagonista do filme “Pantera Negra” (2018), a equipe de voluntários se mobilizou e criou uma iniciativa de doação de 50 livros do herói para famílias com filhos negros – uma maneira de perpetuar o legado e a representatividade do ator, além do poder de seu personagem.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Criada em 2013, a editora QUELÔNIO imprime livros da literatura brasileira contemporânea de uma maneira rara para os tempos atuais. Com tiragem limitada, os livros da editora são impressos manualmente e costurados à mão, sendo que cada título ganha um projeto gráfico próprio a partir de um médoto de impressão diferente (linotipo, carimbo, serigrafia e tipografia).

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Fundada em 1976, a novaiorquina PRINTED MATTER, INC , que é livraria e também uma organização sem fins lucrativos, foi a primeira a se dedicar à disseminação, compreensão e apreciação dos livros de artistas. Desde 2005, sua feira de livros está entre os principais encontros internacionais para promover as publicações independentes e de artistas. Em 2021, o evento será realizado de maneira online, de graça e aberto ao público – nem precisa de um ticket para NY.

  • Se topar a aventura proposta pelo clube do livro da TAG, um novo título irá bater à sua porta todo mês. Agora, o grupo oferece uma assinatura apenas para o novo ramo em que atuam: o de NEGÓCIOS. Intitulado Grow, a proposta busca transformar a maneira que os profissionais pensam suas atividades e seu desenvolvimento pessoal — por meio da leitura.

  • “Se lemos um livro antigo, é como se lêssemos todo o tempo que transcorreu até nós desde o dia em que ele foi escrito”

    A frase é de Jorge Luis Borges, em seu ensaio “O livro” , sobre a importância do culto ao objeto e seu poder. O texto completo está presente na coletânea “Oral & Sete Noites” (Companhia das Letras, 2011).

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Livrarias são mais do que um espaço para rechear sua estante. De acordo com o livro“DO YOU READ ME?” (Gestalten, 2020), elas são um lugar de encontro da comunidade, de recepção calorosa, e cada uma é única. Em uma viagem ao redor do mundo, o título traz as mais diversas bookshops e a história por trás delas.


  • Em 1976, os judeus ortodoxos Karen e Barry Mason passavam por dificuldades financeiras. Para segurarem as pontas, abriram uma livraria e sex shop gay em Los Angeles. Sim, vendendo filmes e revistas pornôs. Sim, administrada por judeus ortodoxos. Alguns anos depois dessa aventura incomum, a filha do casal decidiu produzir um documentário para contar essa história: “CIRCUS OF BOOKS” é imperdível e pode ser visto no Netflix.

  • E aí, já leu hoje? Pergunta Pedro Pacífico, advogado apaixonado pelos livros. Tão apaixonado que, em 2017, criou um espaço só para compartilhar opiniões sobre suas leituras: o BOOKSTER. Hoje com 266 mil seguidores no Instagram e mais de 30 mil inscritos no canal do Youtube, o advogado incentiva o hábito da leitura e compartilha resenhas, DICAS E SUGESTÕES sobre os títulos que lê.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    De clubes de livros o mundo está cheio – mas não de um voltado especialmente para o design. Por isso, a designer gráfica Tereza Bettinardi e a produtora cultural Bruna Knabem se uniram e criar o CLUBE DO LIVRO DO DESIGN, um ambiente de troca de referências e diálogo entre designers gráficos e interessados por meio da leitura de livros da área. Tereza Bettinardi, uma das idealizadores, ilustrou a matéria “Como ler na era das redes sociais?”, desta edição da #SemanaGama.