Bloco de notas da Semana "Quem faz seu prato?" — Gama Revista
Quem faz seu prato?

5

Bem-estar

Bloco de notas

Uma lista feita pela Gama de textos, artes, dicas e curiosidades que dão água na boca

07 de Junho de 2020
  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © Autumn Sonnichsen

    A imagem acima, da fotógrafa AUTUMN SONNICHSEN, faz parte de uma série feita em Ceriana, uma comunidade no sul da França. O casal de franceses Max e Marine, amigos de Autumn, vivem ali uma relação íntima com a terra: cultivam o que comem e trocam alimentos com os vizinhos da comunidade, além de venderem pequenas quantidades de azeite, produzido por oliveiras da propriedade. “É quase utópico, um sonho”, conta Autumn. A série THINGS I HAVE EATEN mostra mais desse interesse da fotógrafa americana radicada no Brasil em registrar alimentos que prova e pratos que prepara.

  • “Nenhum exercício de yoga, nenhuma meditação em uma capela cheia de música vai te livrar do sentimento de melancolia melhor do que a humilde tarefa de fazer seu próprio pão”

    A frase da renomada escritora de gastronomia M.F.K Fisher parece ter acertado em cheio, mesmo proferida há mais de um século. Tanto que, durante o isolamento, farinha e fermento viraram válvula de escape, e ASSAR PÃO é a terapia do momento.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Se a imaginação na cozinha se esvaiu e parece quase impossível pensar em novas receitas, é tempo de assinar alguma newsletter. Na sua, a publicitária e sommelière LENA MATTAR seleciona, além de receitas, inspirações, leituras e podcasts de gastronomia. Já RITA LOBO traz instruções didáticas e perfeitas para a refeição do dia a dia. Em inglês, a GREEN KITCHEN STORIES é ótima para os vegetarianos – ou quem quer seguir o caminho –, e a PUNCH é para aqueles que adoram um bom drink.

  • Diversidade é a palavra – dentro e fora da cozinha. DEZESSEIS CHEFS NEGROS americanos lideram a inovação da culinária e empreendedorismo, além de serem personagens essenciais ao movimento negro. No Brasil, a primeira chef de cozinha carrega uma história de intensa LUTA CONTRA O RACISMO E O MACHISMO. A comida emancipa.


  • O documentário “73 VACAS” retrata uma mudança radical: um casal inglês que criava gados escolhe uma vida longe dos matadouros e 100% vegana.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Cozinha também é lugar de fazer política. No Brasil, o projeto FAVELA ORGÂNICA leva consciência à mesa, por meio de oficinas e palestras sobre consumo consciente, gastronomia alternativa, compostagem caseira e hortas em pequenos espaços. Já a iniciativa internacional SOCIAL GASTRONOMY MOVEMENT faz da comida uma ferramenta para a mudança social, e acredita que a transformação pode começar dentro da panela.


  • Para a chef e escritora Samin Nosrat, o ingrediente mais importante da cozinha é o SAL. Em série da Netflix baseada em seu best-seller, a entusiasta do cloreto de sódio roda o mundo para explorar OS QUATRO ELEMENTOS ESSENCIAIS a uma boa refeição. Se antes a especialidade de Nosrat era unir todos em volta da mesa, durante o confinamento ela mantém essa magia ensinando a fazer LASANHA pela internet.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Comida também é pauta para a arte, como na instalação da artista Anna Maria Maiolino, de 1979, remontada para a 29ª Bienal de São Paulo, que aconteceu em 2010.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    O perfil SALAD FOR PRESIDENT, da americana Julia Sherman, mistura arte, comida e obsessões diárias. Com pratos diversos e um quê artístico, a autora compartilha, além de receitas e fotos visivelmente deliciosas, eventos e programações do universo gastronômico.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Gráfico do NEXO JORNAL sobre as receitas mais pesquisadas na internet durante a quarentena. Se identificou? Vale checar a lista completa no link.