Bloco de Notas da Semana "Tá com medo?" — Gama Revista
Tá com medo?

5

Bloco de notas

Bloco de notas

O medo pode paralisar ou servir como inspiração. Gama reuniu produções que tratam do tema

26 de Julho de 2020
  • “O medo seca a boca, molha as mãos e mutila. O medo de saber nos condena à ignorância; o medo de fazer nos reduz à impotência.”

    Trecho de “O Livro dos Abraços” (1989), de Eduardo Galeano.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Em seu último single, David Bowie se despediu do mundo. Depois de meses em uma luta contra o câncer, lançou o videoclipe de LAZARUS – exatos quatro dias antes de sua partida. Cores frias e referências bíblicas acompanham o contexto da canção, que coloca no centro do clipe um homem claramente angustiado. A letra, na contramão, trata a morte como uma velha amiga. Teria Bowie medo de partir?

  • Papafobia, oneirofonia, homiclofobia. Ou medo do papa, de sonhar, de nevoeiro. São muitas as FOBIAS que limitam a existência de muitas gente. Em BEM QUE EU QUERIA IR – NOTAS DE UMA VIDA FÓBICA, o autor Allen Shawnum escreve sobre a experiência de sentir medo de muitas coisas.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © Reprodução

    Escuridão, medo, morte são o tema principal de LE COULOIR DE LA MORT, obra do costa-marfinense ABOUDIA. São muitos os traumas e violência política vividos à exaustão pelo artista enquanto a cidade de Abidjan, onde cursava sua graduação em arte, enfrentava uma guerra civil.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    VERONIKA FRANZ e SEVERIN FIALA sabem como aterrorizar o público. A dupla de diretores austríacos iniciou a parceria com a produção de um documentário, mas foi com o sucesso de “BOA NOITE, MAMÃE“, em 2014, que focaram nos filmes de terror. Eles voltaram a causar arrepios no público em 2019, com a produção “THE LODGE“, sobre um chalé isolado e perturbador.

  • NOMOFOBIA é o pavor de ficar sem celular. Quem nunca? Descubra se você é um VICIADO EM DOPAMINA DIGITAL, e em caso positivo, CONSIDERE UM DETOX. A medida pode funcionar também para os afetados pelo FOMO, sigla para “fear of missing out”, ou o medo de perder eventos (até mesmo uma live) e a necessidade excessiva de expor uma vida online perfeita.


  • O avião sempre foi grande gerador de medo, inclusive para um ícone como Mazzaropi (1012-1981). A prova está na cena de CHICO FUMAÇA (1958), de Victor Lima.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © Reprodução / Whitechapel Gallery

    Você tem medo do quê? Para sua exposição “THE NAME OF FEAR” (“O Nome do Medo”, em tradução livre), na galeria Whitechapel, em Londres, a artista mineira RIVANE NEUENSCHWANDER reuniu um grupo de pequenos britânicos, de 7 a 9 anos, para representarem seus medos. De abelhas a pesadelos, eles foram traduzidos em capas de tecido que remetem ao poder e proteção dos heróis da literatura.

  • E este emoji 😱, sabe de onde vem? A EMOJIPEDIA (sim, ela existe) tem a resposta: o pequeno rosto amarelo aterrorizado parece ter sido inspirado na pintura icônica de Edvard Munch, “O Grito” (1893). Além dele, outros emojis tiveram suas origens revelados pela BBC.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Já parou para se perguntar POR QUE TEMOS TANTO MEDO DE BARATA? De acordo com a jornalista Rachel Nuwer, que foi a fundo na pesquisa sobre o tema, fomos programados para sentir medo delas. Já Mario Sergio Cortella diz que a palavra certa para a nossa relação com esses seres é PÂNICO, por se tratar de algo irracional.