Bloco de notas da Semana "Tá em casa?" — Gama Revista
Tá em casa?

5

Bloco de notas

Bloco de Notas

Produções que nos fazem pensar sobre a maneira como habitamos a casa e o mundo

19 de Julho de 2020
  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © Mon Oncle (1999)

    Uma família rica com uma casa modernosa e tecnológica. Um parente pobretão que desafia a lógica materialista do núcleo familiar. O clichê pode ser antigo, mas nunca foi tão bem utilizado como em “MEU TIO”, filme de 1958 do francês Jacques Tati.

  • “É por isso que eu denomino que a favela é o quarto de despejo de uma cidade. Nós, os pobres, somos os trastes velhos”

    Trecho de “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada” (Ática, 2019), de CAROLINA MARIA DE JESUS, sobre a dura rotina da escritora e dos moradores da Favela do Canindé (SP). O livro é de 1960

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Quando lançada, em 2008, a APARTAMENTO MAGAZINE chamou atenção por trazer em suas páginas ambientes meio bagunçados, diferentões — o oposto das tradicionais revistas de decoração. O retrato da casa como ela é fez com que a revista, que nasceu em Barcelona, ganhasse fãs no mundo todo. São duas edições anuais e colecionáveis. Vale o follow.


  • Cômodos de uma casa guardam as memórias de quem um dia ali viveu. É a partir dessa premissa que o JOGO  “What Remains of Edith Finch” (2017) se estrutura. Na pele de Edith, a última integrante da família, andamos pelo casarão onde todos os Finch viveram há mais de cem anos.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © Arquitetura na Periferia

    Qualificar mulheres que vivem em áreas periféricas para que realizem REFORMAS. É assim que o projeto ARQUITETURA NA PERIFERIA ajuda a transformar a realidade — e a casa — de muita gente. As reconstruções são realizadas em grupos, onde a ajuda coletiva e a criação de vínculos comunitários são incentivados.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © Pedro Kok

    Terra e Tuma é um premiado escritório de arquitetura que busca integrar seus projetos ao entorno. Produziram casas como a da Vila Matilde, na periferia de São Paulo, que figurou nas Bienais de Veneza e Iberoamericana. A construção de baixo custo transformou a realidade de uma idosa que habitava o local.

  • O que KANYE WEST e a Disney têm em comum? Além de uma quantidade obscena de dinheiro e a vontade de dominar o mundo, ambos amam a arquitetura presente na saga Star Wars. A casa/redoma de Luke Skywalker serve de inspiração para os YZY SHLTRS, a empreitada imobiliária do rapper.

  • LONA: MOSTRA CINEMA E TERRITÓRIO é um festival online que reúne filmes e documentários antigos e contemporâneos produzidos em meio à luta por moradia em todo o Brasil.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    © Casa da Glória, Marie Nivouliès de Pierrefort

    O Museu de Arte do Rio criou CASA CARIOCA, uma exposição sobre como se mora no Rio de Janeiro e no Brasil. A curadoria é de Marcelo Campos, curador-chefe do MAR, e de Joice Berth, arquiteta, urbanista e escritora. Ainda sem data de abertura, “Casa Carioca” pode ser visitada digitalmente pelas redes sociais do MAR.


  • Uma NOVA ERA DO TRABALHO se inicia com o home office mais comum nas empresas. O mundo pós-pandemia já se anuncia afetando a maneira como trabalhamos, as questões de gênero, a relação com a casa e a organização das cidades e do nosso dia a dia, como explica o vídeo da revista The Economist.