Bloco de notas da Semana "Tempo de mudança" — Gama Revista
Tempo de mudança

5

Bloco de notas

Bloco de notas

As ch-ch-ch-changes de David Bowie, os publicitários que escolheram viver em uma fazenda, o escritor que descobriu os cogumelos mágicos. Uma seleção de dicas imperdíveis da equipe Gama 

21 de Fevereiro de 2021

  • Bardo folk, alienígena andrógino, soulman de plástico, crooner de cabaret berlinense, estrela pop global, um Lárazo moderno. David Bowie foi apelidado de “O CAMALEÃO DO ROCK” por sua capacidade de mudar de personas — chegando a matar algumas delas publicamente —, se reinventando na música e na estética. Até quando fugiu para Berlim alegando buscar uma vida normal, longe dos holofotes, da fama e das drogas, Bowie encarnava uma nova fase: a de uma existência pacata. “Vire-se para encarar a estranheza” ele canta em um de seus primeiros sucessos, “Changes” — atestando para todo o desconforto e o potencial de excitação que a mudança pode trazer para nossas vidas.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Ilustração: Isabela Durão / Fotos: Charles Duhigg, Georges Demeny

    Arrumar a cama quando ACORDAR, MANTER CERTOS hábitos alimentares ou praticar exercícios físicos: TRANSFORMAR a rotina é um dos principais tópicos das listas de ano novo. Mas como garantir o check nesse ponto sem perder a paciência durante o processo? Charles Duhigg autor do livro “O PODER DO HÁBITO” mostra como pequenas atuações fazem uma grande diferença para o nosso cérebro e, principalmente, para o nosso psicológico. Ele falou a Gama na matéria “Como mudar hábitos e ser mais saudável

  • Quase dezessete anos após o programa de cotas ser instaurado na UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a primeira faculdade brasileira que implementou a política em seu sistema – é possível analisar como a inserção da população negra no mercado de trabalho trouxe diversas MUDANÇAS POSITIVAS, como o debate sobre igualdade e equidade. Em uma rápida retrospectiva, pode-se afirmar que nos primeiros anos após o programa, o número de pessoas negras com acesso ao ensino superior duplicou. Hoje, a população negra conquista ainda mais seu espaço dentro das universidades, mesmo com os constantes desafios.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    ©The New York Times

    O eurocentrismo é uma palavra presente em vários debates sobre arte e cultura, até porque o seu conceito está escancarado no nosso dia a dia: desde as tendências na moda até no design dos prédios espelhados pelos centros urbanos. Mas, uma outra estética mudou completamente a forma de pensar em design por todo o mundo: O JAPONISMO. O movimento surgiu entre o final do século 19 e o início do século 20, mas é lembrado até hoje em inúmeras produções artísticas, inclusive e principalmente na Europa. Lucien Falize, joalheiro e escritor francês conhecido por ter sido um dos responsáveis por liderar o movimento Art Nouveau, já afirmou que os japoneses que ensinaram “a poesia deste mundo”.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Heritage Images/Getty

    Vale dar uma observada em uma lista das MELHORES MUDANÇAS DOS ÚLTIMOS ANOS. Da criação do avião até a história do ar-condicionado, cada uma delas foi extremamente importante para moldar os diferentes séculos que já passaram, até que pudéssemos chegar aos dias atuais e ao nosso estilo de vida. Como já cantou Gilberto Gil, “queremos saber o que vão fazer com as novas invenções” e o que não falta é coisa para colocar nessa lista — mesmo que o carro voador ainda esteja em fase de testes.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    ©Lá no alto / Divulgação

    O conceito de urban farming surgiu por muitos motivos, mas um deles é a união “da cidade” com os aprendizados das áreas rurais, como uma forma de entender melhor o que está acontecendo ao seu redor. Pois foi buscando essa tentativa de DESACELERAR E MUDAR O RITMO que o casal paulista Peèle Lemos e Yentl Delanhesi começou a alugar pequenas casas em áreas mais afastadas para que pudessem se desconectar. Hoje, os publicitários moram em Vila Catucaba, a 200 km de São Paulo, onde criaram a Lano-alto, uma fazenda experimental em que produzem delícias naturais para depois venderem na cidade.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    ©The New York Times

    “Juntar o útil ao agradável” pode até parecer uma frase cliché, mas vale testar o ditado na vida real. Com a pandemia, o questionamento de MUDANÇAS PROFISSIONAIS foi quase inevitável, ainda mais com o aumento do desemprego. Mas, como uma luz no fim do túnel, algumas pessoas viram em seus próprios hobbies uma oportunidade de monetizar em meio à crise, driblando esse transtorno temporário e vendo uma possibilidade de terem seu HOBBY TRANSFORMADO EM CARREIRA.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Veridiana Scarpelli

    A terapia psicodélica tem sido cada vez mais um ambiente de pesquisa para lidar com a saúde mental. Analisando o uso dessas substâncias, Michael Pollan, jornalista e autor do livro “COMO MUDAR A SUA MENTE”, (Intrínseca, 2018), viu nos psicodélicos uma oportunidade de uma nova perspectiva de vida. Em entrevista a Gama, o autor afirmou que “A combinação de pesquisas bem-sucedidas, e esse vácuo por algo novo no campo da saúde mental contribuem para esse interesse.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    ©UOL/Amanda Miranda

    LIDAR COM O PROCESSO de luto nunca foi uma tarefa fácil. Com a pandemia, o ritual funerário – que simboliza o fim de um ciclo – passou por mudanças drásticas, como forma de diminuir a contaminação por  covid-19. Nesta reportagem, é possível sentir como a MUDANÇA NA DESPEDIDA afeta familiares e amigos diante da “carência do do simbolismo convencional”, como abraços e afagos.

  • Reeducação alimentar,  novas receitas ou MUDANÇAS ALIMENTARES. Afinal, com tantas mudanças no mundo, por que não trazer algumas alterações para a sua alimentação também? Com esse pensamento, muitas pessoas estão migrando para o vegetarianismo e estão descobrindo que a “dificuldade em se adaptar” não se passa de um mito, principalmente quando a TRANSIÇÃO PARA A ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA é feita aos poucos e com dicas essenciais.