Guia para decifrar e devorar o TikTok — Gama Revista

Decifre e devore o TikTok

Política, e-girls, #desafios musicais e humor da geração Z em um mesmo aplicativo que tornou-se campeão em número de downloads

Daniel Vila Nova 09 de Abril de 2020

O espírito viral da “Macarena”, um influencer digital de 15 anos e o senso de humor da geração Z entram em um bar. O que pode soar como a premissa de uma piada horrível é na realidade uma descrição precisa do TikTok, a rede social do momento.

Querida entre os jovens, a plataforma de vídeo vem se mostrando popular em tempos de COVID-19. As celebridades estão se divertindo com o aplicativo, mas o espaço também está sendo utilizado para conscientizar a população. Governos como o brasileiro, o vietnamita e até a própria OMS realizaram campanhas em conjunto com o TikTok contra o coronavírus.

Mesmo que o TikTok tente se manter apolítico, não é a primeira vez que política e a rede social se misturam. Nos Estados Unidos Elizabeth Warren, senadora democrata de Massachusetts, surpreendeu e fez barulho na internet ao aparecer no humorístico “Saturday Night Live” dias após desistir da corrida presidencial americana. Nas redes sociais do programa de TV, um TikTok em que a ex-candidata aparece fazendo o #FlipTheSwitchChallenge com Kate McKinnon+ viralizou.

No Brasil, o PSDB tentou se aventurar na nova onda da moçada, com níveis questionáveis de sucesso. Até Nicolás Maduro se rendeu ao poder da rede social.

Existe certo charme nas frustradas tentativas das gerações mais velhas em tentar entender o TikTok. Tal qual o personagem de Capitão Ahab, perseguindo Moby Dick a todo custo no romance de Herman Melville, os boomers enxergam no aplicativo chinês uma esfinge. Com seus #challenges musicais e dublagens, o TikTok exige, em 15 segundos, “decifra-me ou devoro-te”.

@psdboficial

##PSDB ##ForYou ##yes ##no ##yes ##choice ##perguntas ##brasil

♬ som original – psdboficial

O que é o TikTok? De onde veio? Como se reproduz?

Criado pela companhia chinesa ByteDance em 2016 após fusão com o já existente Musically+, o TikTok é uma plataforma de vídeos curtos, com até um minuto de duração. O segundo aplicativo mais baixado de 2019, ficando atrás apenas do WhatsApp, já se tornou motivo de preocupação dos serviços de segurança americana e conta com famosos como Camila Cabello, Kylie Jenner e Will Smith em sua plataforma. Mas qual o grande apelo da rede social que tem uma média mensal de 800 milhões de usuários e 41% de sua audiência abaixo dos 24 anos?

Por que virou uma febre tão rápido?

A resposta está em uma única palavra: viral. O TikTok é milimetricamente projetado para impulsionar e maximizar as chances de um conteúdo se tornar popular. Os vídeos podem ser editados de maneira intuitiva na própria plataforma. As ferramentas de edição podem ser simples, mas produzem resultados de qualidade. Os posts do TikTok também são facilmente replicados em outras redes sociais, o que ajuda na hora de viralizar (você pode até não saber, mas provavelmente já viu algum vídeo roubado do TikTok no Twitter ou no Instagram).

A possibilidade de interação que o aplicativo oferece ao usuário é imensa, e seu funcionamento gira em torno da repetição e ressignificação de conteúdo. Gostou da música que acabou de ver no aplicativo? Basta um click para fazer a sua versão. Assim, desafios de danças e de maquiagem recebem novas versões feitas por outros usuários, fortalecendo a tendência pela repetição ou até mesmo revigorando o meme ao adicionar novos elementos com a função “dueto”, que permite gravar um novo vídeo ao lado de outro vídeo pré-existente.

O TikTok também ocupa o espaço deixado por outra plataforma de vídeo popular entre os jovens. Encerrado em 2017, o Vine foi o primeiro aplicativo a limitar o tempo de vídeos a 6 segundos. A limitação tornou-se linguagem e nos anos seguintes ao fechamento da rede social, compilações de Vines no YouTube surgiram com nomes como “Vines icônicos que mudaram o mundo” e “Vines que curam minha depressão”. Curiosamente, compilações de TikToks no YouTube geralmente têm títulos como “TikToks que irradiam a mesma energia que Vines”.

O que ver?

Uma lista extensa dos memes que surgiram no aplicativo pode ser encontrada aqui. Abaixo, uma lista dos gêneros mais populares no TikTok:

  • Dublagens

    Herança direta do Musical.ly, a dublagem é um dos carros chefes da plataforma. Músicas, rotinas de stand-up e falas de filmes são dubladas, algumas de maneira séria, outras como pura galhofa.

@nyannyancosplay

Hit or miss? 😎💕 | ##cosplay ##jpop ##lovelivecosplay ##lovelive ##nicoyazawa ##cute ##cosplayer

♬ Mia Khalifa – iLOVEFRiDAY

@lorengray

my inner dialogue

♬ STUPID (feat. Yung Baby Tate) – Ashnikko

  • Maquiagem
    A música toca enquanto, entre cortes rápidos, alguém se maquia de maneira fabulosa. A fórmula é popular na plataforma, com perfis dedicados exclusivamente para isso. Os looks abusam das cores vibrantes e parecem ter saído direto do set de Euphoria.

@eujulianamotta

Quem descobriu o que ta escrito nos meus brincos? Hihi 😍❤️🍿

♬ som original – eujulianamotta

  • Danças
    As coreografias criadas pelos usuários do TikTok são tão populares que chegaram a se tornar oficiais em alguns casos, como em “Say So” da Doja Cat. Uma das TikTokers mais populares, Charli D’Amelio, de apenas 15 anos, dedica seu perfil a coreografias simples, mas que apelam para a audiência jovem.

@yodelinghaley

HERE IT IS!! the full say so dance🥺🥰

♬ say so by doja cat – yodelinghaley

@charlidamelio

here is my hair getting in my face for 15 seconds straight while doing @madi dance

♬ Like That – Doja Cat feat. Gucci Mane

  • Esquetes de comédia
    A linguagem do Vine sobrevive no conteúdo humorístico do TikTok. Os vídeos são os mais variados e não seguem um padrão estabelecido como as outras categorias, mas vão de pegadinhas e improviso à produções roteirizadas.

@brittany_broski

Me trying Kombucha for the first time ##foryoupage ##foryou ##fyp ##AllBrandNew

♬ original sound – brittanyt445

@charlescornellstudios

@iamcardib is amazing ##accidentalmusic ##lol ##foryou ##foryoupage ##fyp ##dankmemes ##memes ##funnyvideos

♬ original sound – tweetsongs

  • Desafios
    Se a coreografia da sua dança é muito divertida, sua piada muito boa ou sua dublagem excepcional, pode ter certeza: ela vai virar um desafio. Os challenges tomaram conta do TikTok desafiando os usuários a repetir vídeos dos TikTokers. Algumas vezes eles ganham hashtags, como o estranho #PaperTowelChallenge, outras vezes são identificados por uma música específica ou de algum bordão, mas sempre são o conteúdo que mais viraliza na rede social.

@marinaruybarbosa

##carnavaltiktok ##tiktokbrasil ##brasil

♬ som original – yascorse

@bypamellaa

E aí ##GeraçãoTikTok quem já chamou um amigo pra fazer esse desafio?

♬ som original – bypamellaa

Quem seguir?

Além de dançarinos, maquiadores e influencers, o TikTok abriga algumas comunidades que se tornaram símbolos não-oficiais do aplicativo. Confira:

  • e-girls
    Quando Billie Eilish, com apenas 17 anos, levou para casa os quatro principais prêmios do Grammy 2020, ela disse em uma entrevista: “A era das e-girls está apenas começando”. Ok, ela não disse isso, mas é inegável que a srta. Eilish é personificação da cultura e-girl. Filhas do TikTok, elas são um rebranding do emo, apostando em roupas pretas, chokers, meias arrastão e saias. Existe uma versão masculina denominada “e-boys”, uma mistura de emo com trapper, mas eles não fazem o mesmo sucesso.

  • Soft Girls
    A antítese das e-girls, as soft girls optam por tons claros e “femininos”, além das cores pastéis. Infantilizadas, apostam nas estampas de coração e ursinhos e tendem a utilizar diversos acessórios no cabelo como presilhas, arcos e laços. No TikTok, é comum ver vídeos de e-girls se transformando em soft girls.

  • VSCO Girl
    As irmãs mais velhas das soft girls, os estilos podem ser confundidos, mas as VSCO Girls apostam na estética Girl Next Door. Baseado no popular aplicativo de edição de fotos, VSCO Cam, o termo surgiu para se referir a um estilo básico e despojado: peças de roupas simples, tons de cores pastéis e muito jeans. No TikTok, as VSCO Girls amam mostrar seus looks.

  • Cosplayers
    A cultura cosplayer sempre foi popular com os jovens, e no TikTok encontrou um ambiente para ser celebrada. Dublagens, danças, maquiagens e desafios, todos feitos por personagens de animes, super heróis e princesas da Disney.

@desukami

Quase 200k!!! Tô tão ansiosa ❤️ ##cosplay ##c0splay ##cosplaybr ##hinata ##narutocosplay ##hinatahyuuga ##hinatacosplay

♬ original sound – _izzy_1014_cos

@ava_leeigh

Disillusioned @french_friar ##spiderman ##spidermancosplay

♬ original sound – favsoundds

@nnevaehh.jjeann

because i’m too scared to tell them straight up 🙂 🌸🦋🌈🧸 ##fyp ##lgbtq

♬ This Wisp Sings by Winter Aid but slowed down – lastmanstanley

@erikabenner_

Did we just sneak out of church? Maybe @nicolebenn12 ##gayanthem ##fyp

♬ original sound – erikabenner_

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação