Ferro's Bar - Dia do Orgulho Lésbico — Gama Revista

Trending

Ferro’s Bar: como surgiu o Dia do Orgulho Lésbico no Brasil

© FotoRua/ NurPhoto

Episódio conhecido como “Stonewall brasileiro” foi a primeira manifestação de mulheres lésbicas no país e deu origem à data

Mariana Payno e Willian Vieira 19 de Agosto de 2020

Um episódio que ficou conhecido como “Stonewall brasileiro” marca a celebração do Dia Nacional do Orgulho Lésbico no Brasil desde 1983. Na noite de 19 de agosto daquele ano ocorreria a primeira manifestação de mulheres lésbicas no país. O gatilho foi a expulsão de um grupo do Ferro’s Bar, ponto de encontro LGBTQI+ da noite paulistana na época, por distribuir um boletim ativista, cerca de um mês antes.

“Elas podiam frequentar, gastar o dinheiro delas ali. Mas se manifestar — aí já era demais”, diz a antropóloga Regina Facchini, do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Unicamp. Foi a gota d’água em uma situação de invisibilidade que ocorria no movimento. Mesmo no Somos: Grupo de Afirmação Homossexual, primeiro do tipo a surgir no Brasil, as lésbicas não tinham igualdade com os gays.

O jornal ChanacomChana, primeira publicação lésbica brasileira

Um desentendimento deu origem ao Galf: Grupo de Ação Lésbica Feminista, que, em 1981, lançou o ChanacomChana, primeira publicação ativista lésbica do país. E era no Ferro’s que elas a divulgavam. Com o episódio da expulsão, o Galf entrou em ação, organizou um protesto, chamou a imprensa e fez os donos do bar voltarem atrás e permitirem que as ativistas distribuíssem o folhetim ali. Daí a data ter sido escolhida para celebrar o Dia do Orgulho Lésbico no Brasil.

Também em agosto, no dia 29, é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Essa outra data foi criada justamente para denunciar o apagamento histórico do L da sigla durante décadas de movimento LGBTQI+.

VEJA TAMBÉM:

Uma linha do tempo com os principais momentos da luta por direitos LGBTQI+ no Brasil

Um trecho de “Amora”, livro de Natália Borges Polesso que conta histórias de amor entre mulheres

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação